Como funciona?

1 - É necessário ter acesso à internet, com a opção de localização ativada. Porquê? Para sabermos onde o lixo foi recolhido.

2 - Para efetuar um registo de recolha de lixo marinho, escolha a opção “Reportar”. Tire uma foto ou escolha uma da galeria do seu telemóvel. Ao enviá-la, a nossa app vai tentar identificar o tipo de lixo marinho. Poderá também ajudar-nos a categorizar o lixo marinho fotografado.

3 - Ao chegar a terra deposite os seus resíduos nos contentores habituais do projeto. Na app, escolha a opção “Fazer uma Entrega”, leia o QR Code colado no contentor e escolha qual o lixo registado que vai agora colocar no contentor.

4 - Ao registar as suas entregas, ganha pontos para a sua embarcação. Os pontos servem para identificar e premiar as embarcações que mais contribuem para a recolha do lixo marinho, através da app. Consulte o lixo que já reportou e verifique a sua pontuação e posição no ranking.

FAQ

A app móvel “A Pesca por um Mar Sem Lixo” foi desenvolvida pela Docapesca e tem como principais objetivos:

  • Apoiar os pescadores aderentes ao projeto “A Pesca por um Mar Sem Lixo” na contabilização dos resíduos removidos do mar;
  • Mapear, caracterizar e contabilizar os resíduos encontrados pelos pescadores na costa portuguesa;
  • Dar reconhecimento público aos pescadores envolvidos pela dedicação nesta causa.

Esta app destina-se a todas as embarcações da pesca profissional a operar nos portos de Portugal Continental, onde o projeto “A Pesca por um Mar Sem Lixo” se encontra implementado.

Se a embarcação for aderente ao projeto “A Pesca por um Mar Sem Lixo”, poderá começar a utilizar a app de imediato. Se ainda não for aderente, poderá aderir através desta app, bastando aguardar pelo contacto da equipa da Docapesca.

De norte a sul do país, os portos são: Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Matosinhos, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, Peniche, Cascais, Sesimbra, Setúbal, Sines, Sagres, Lagos, Rio Arade, Quarteira, Culatra e Olhão. O nosso objetivo é alargar o projeto a outros portos, esteja atento.

  1. Para utilizar a app é necessário que o telemóvel tenha acesso à internet, com a opção de localização ativada. Porquê? Para sabermos onde o lixo foi recolhido.
  2. Para efetuar um registo de recolha de lixo marinho, deverá escolher a opção “Reportar”. Poderá tirar uma foto no momento (opção “Foto”) ou escolher uma fotografia da galeria do seu telemóvel (opção “Galeria”). Após tirar a foto, poderá simplesmente enviá-la, pois a nossa app é inteligente e vai tentar identificar o tipo de lixo marinho! Poderá também ajudar-nos a categorizar o lixo marinho fotografado.
  3. Ao chegar a terra poderá depositar os seus resíduos nos contentores habituais do projeto “A Pesca por um Mar Sem Lixo”. Na app deverá escolher a opção “Fazer uma Entrega”, ler o QR Code colado no contentor e escolher qual o lixo registado que vai agora colocar no contentor.

Sim, é possível. Caso não tenha acesso à internet no momento do registo, por ausência de rede móvel por exemplo, o envio da fotografia será feito quando tiver internet.

Sim, caso não tenha possibilidade de recolher os resíduos (por falta de espaço na embarcação, por exemplo), outras embarcações poderão recolher ou, se constituir um perigo à navegação, servirá para alertar as entidades competentes. Ajuda-nos ainda a caracterizar de forma mais precisa o lixo marinho existente na costa portuguesa.

Ao registar as suas entregas, ajuda-nos a saber qual a quantidade de lixo marinho que é efetivamente retirado do mar pelos pescadores portugueses e ao mesmo tempo ganha pontos para a sua embarcação!

Os pontos servem para identificar e premiar as embarcações que mais contribuem para a causa do lixo marinho, através da utilização desta app. Assim, todas as embarcações que utilizem esta app, assim como o público que visite o site www.marsemlixo.pt, ficam a saber quais as embarcações mais amigas do ambiente.

Por instalar a app no seu telemóvel, já ganhou 5 pontos. A partir daí, é possível ganhar pontos na correta e ampla utilização desta app:

  • Se registar a recolha, utilizando a câmara com foto com localização ativa no telemóvel = 10 pontos;
  • Se registar recolha a partir da galeria, com foto sem localização ativa no telemóvel = 5 pontos;
  • Se nos ajudar a categorizar os resíduos recolhidos = 3 pontos;
  • Se proceder à entrega dos resíduos com registo de QR code = 10 pontos;
  • Em cada registo e recolha, receberá também um bónus que irá variar de 1 a 10 pontos, conforme o volume dos resíduos.