A PESCA por um MAR SEM LIXO

No passado dia 20 de novembro, decorreu no Porto de Pesca de Peniche, o lançamento do projeto A PESCA POR UM MAR SEM LIXO.

Enquadrado nos objetivos e ações estratégicas definidos na Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020 e no cumprimento da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (Diretiva 2008/56/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 17 de Junho de 2008), o projeto  A PESCA POR UM MAR SEM LIXO tem como foco uma das principais ameaças à preservação dos recursos e ecossistemas marinhos – o lixo marinho.

Baseado no papel fundamental que o setor da pesca tem na resolução deste problema ambiental, económico e social, que afeta a sustentabilidade da sua atividade, este projeto vem atuar a dois níveis: na prevenção da entrada de lixo no meio marinho e na remoção do lixo marinho dos Oceanos. A colaboração entre pescadores, respetivas embarcações e portos de pesca é também importante para uma maior sensibilização ao nível das comunidades costeiras e piscatórias e promoção da corresponsabilização de todos aqueles que estão envolvidos direta ou indiretamente neste problema.

A PESCA POR UM MAR SEM LIXO tem como principais objetivos melhorar a gestão de resíduos a bordo das embarcações de pesca e nos portos de pesca e sensibilizar os pescadores para a importância da adoção ou manutenção de boas práticas ambientais. Ao promover a recolha seletiva dos resíduos gerados a bordo e capturados nas artes de pesca e disponibilizando as infraestruturas adequadas para a sua receção em terra, este projeto vem unir pescadores e portos na melhoria das condições ambientais da zona costeira portuguesa e na preservação dos ecossistemas marinhos.

O projeto, concebido pela Docapesca – Portos e Lotas, S.A com o apoio da APLM – Associação Portuguesa do Lixo Marinho, Município de Peniche, Valorsul, S.A. e Ambinatura – Conservação e Manutenção do Ambiente, Lda., e financiado no âmbito do PROMAR, envolverá 90 embarcações em colaboração com a ADAPI – Associação dos Armadores das Pescas Industriais, CAPA – Cooperativa dos Armadores da Pesca Artesanal, C.R.L. e Opcentro – Cooperativa da Pesca Geral do Centro, C.R.L.

http://www.docapesca.pt/pt/comunicacao/noticias/item/mar-sem-lixo.html